Saiba como a MedNet ajuda sua empresa a promover a saúde do trabalhador não é só uma obrigação das empresas, mas, sim, uma maneira de garantir a integridade física e emocional para que seus colaboradores realizem suas funções com qualidade.
Portanto, mais do que entregar benefícios que promovam acesso a médicos e exames, a empresa precisa pensar em uma série de medidas que estimulem uma atitude mais saudável, refletindo no desempenho do funcionário. E você, sabe como fazer isso?
Neste texto, apresentaremos algumas ações para ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Continue a leitura e confira!
Qual é a importância da saúde no ambiente de trabalho?
Mesmo que seja difícil analisar os funcionários profundamente, as questões emocionais e físicas têm uma relação direta com o ambiente de trabalho. É sempre bom lembrar que o espaço profissional é, geralmente, o local em que as pessoas passam a maior parte do seu dia.
Obviamente, a longo prazo, o clima e as condições afetarão a forma como elas se comportam e se sentem. Por isso, é muito importante investir em ações que visem a sua qualidade de vida, fazendo com que isso se reflita em seu estado.
Com o direito à saúde do trabalho assegurado, o funcionário tende a realizar as suas atividades com um melhor desempenho. Além disso, cria-se a noção de que a empresa não o vê apenas como um contratado, mas que também se importa com o seu bem-estar.
Por fim, é bom saber que as próprias instituições do Estado adotam medidas que visam fiscalizar as condições apresentadas aos colaboradores. Normas que devem ser seguidas para garantir a integridade do contratado, tanto psicologicamente quanto fisicamente. Ou seja, promover a saúde de um ambiente de trabalho também é uma forma de estar de acordo com a lei.
5 ações para promover a saúde do trabalhador
Agora que entendemos qual é a importância de promover a saúde no ambiente de trabalho, vamos conhecer cinco formas que a sua empresa pode fazer isso. Confira!
1. Implemente um programa de saúde mental
Muitos dos problemas que envolvem a saúde mental são aqueles que não estão na superfície — ou seja, não são tão simples de perceber. Porém, isso não significa que não afetem o comportamento do funcionário e, portanto, o seu trabalho. Neste contexto, você sabe quais são as medidas que a companhia pode realizar para tratar essa questão?
Primeiramente, é preciso fazer uma análise sobre as necessidades dos colaboradores em relação à saúde mental. Isso será um passo importante para implementar medidas mais efetivas para tratar os problemas que acometem seus colaboradores. Principalmente, em desenvolver estratégias que auxiliem em situações estressantes e que deem ferramentas para que eles enfrentem as adversidades sem serem afetados.
2. Incentive a prática de atividades físicas
Já é comprovado cientificamente o quanto as atividades físicas são fundamentais para a saúde tanto do corpo quanto da mente. Em ambientes profissionais, o grande problema é não haver tempo para realizar os exercícios. Inclusive, mesmo fora desse espaço, o colaborador pode não conseguir conciliar um horário.
Existem muitas maneiras de promover a prática, desde incorporar minutos diários para que os funcionários realizem algum tipo de atividade, como alongamentos e caminhadas, a até mesmo contratar educadores que disponibilizam exercícios específicos como laborais e atividades recreativas.
Além disso, a empresa pode criar campanhas que incentivem as atividades nos momentos de lazer, como oferecer palestras, panfletos informativos etc.
3. Promova um bom clima organizacional
Muitas vezes, o clima no ambiente de trabalho é crucial para determinar o desempenho dos seus colaboradores. Mesmo que a sua integridade física esteja garantida no emprego, as relações e as exigências da função podem proporcionar situações muito estressantes que afetam o mental e o emocional.
Em vista disso, é muito importante que a empresa trabalhe medidas para desenvolver melhor as relações, principalmente quando envolvem cargos hierárquicos. Isso não significa não apontar quando há erros, mas desenvolver uma comunicação não autoritária, voltada à orientação.
Além disso, criar canais para que os colaboradores falem sobre o que está aborrecendo em relação ao trabalho, de modo que a gestão ouça e examine o que está afetando o clima organizacional também é uma ação interessante.
4. Ofereça treinamentos de segurança do trabalho
Os treinamentos de segurança do trabalho são mais uma maneira de promover a saúde na organização. Neste caso, não é só uma iniciativa da empresa, mas também uma exigência legal. Muitos segmentos necessitam de certas medidas para que a função seja realizada com qualidade ao mesmo tempo em que preserva a integridade do funcionário.
Existem muitos treinamentos que a empresa pode disponibilizar para seus colaboradores, desde específicos para lidar com ferramentas e máquinas voltadas ao setor da companhia até aqueles padrões que servem para a maioria das organizações, como:
- para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- formação de brigadistas;
- treinamento em primeiros socorros;
- capacitação para situações de incêndio;
- ergonomia no trabalho;
5. Invista em campanhas internas
Algumas medidas também são incentivadas por meio de promoção interna, como panfletos informativos, palestras com profissionais etc. Contudo, além disso, é possível criar campanhas internas que vão além de alguns eventos. A empresa pode desenvolver projetos em grande escala, com semanas ou meses especiais, para tratar do assunto.
Iniciativas em que não há só divulgação, mas também acesso a profissionais de saúde, exames e consultas para que os colaboradores se informem. Essa é uma ótima forma de conscientizar os funcionários e incentivá-los a ter novas posturas em relação a sua saúde. Além disso, demonstra o quanto a empresa o considera um membro importante.
Até aqui, falamos sobre a importância de promover a saúde do trabalhador e quais são as maneiras de se fazer isso. Ressaltamos que cuidar dessa área não é só uma maneira de garantir uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, um bom desempenho do seu funcionário. É também uma forma de torná-lo mais engajado no negócio.
Exatamente para que você possa implementar essas medidas, gostaríamos de apresentar o Grupo Mednet. Somos uma empresa especializada em oferecer soluções para a medicina do trabalho. Além de termos uma plataforma online que disponibiliza acompanhamento de todos os processos relacionados à saúde, como exames dos funcionários, temos outras soluções, como centros de treinamentos para cursos de medicina e segurança do trabalho.
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